Acto de beijar a Cruz na Páscoa!
Vá eu sei que a Páscoa já foi há umas semanas... Eu sei que já devia ter escrito mas não tive tempo, paciência ou inspiração! Além disso é sempre tempo! é como se diz: "Páscoa é sempre que um homem quer!"... ou será o Natal? Bem também só hoje é que estive a publicar os trabalhos sobre a Páscoa dos meus alunos no blog deles... Ainda vou a tempo!
Então vamos cá mas é ao Pingo de...
Estive eu, como muita gente nesta altura, na aldeia onde se cumpre um ritual há muitos anos, que é o abrir a porta à Cruz. Esta vem acompanhada do Padre e de uns quantos ajudantes e companheiros e ainda dos vizinhos e familiares que vêm para um breve sermão e benzer a casa... até aqui tudo bem! são bem vindos até que não fosse só para beber um copo e para tal não era preciso esperar pela Páscoa!
Agora o que não entendo é o beijar a Cruz! Pára tudo! Então Jesus é pregado a uma cruz de madeira, amarrado e pendurado ao alto, cruz esta que teve de carregar até ao sitio morrendo na mesma e agora nós vamos beija-la? Mas estamos a agradecer que se não fosse a cruz ele ainda estaria vivo... ok 2000 anos depois era difícil mas teria morrido de morte natural talvez!
Mas olhem a ironia! Jesus morre na cruz, instrumento de tortura e nós beijamo-la em sinal de respeito!? A quem? É um tanto mórbido não?
Já agora vamos imaginar que o mundo estava um pouco mais evoluido e já tinham acabado com a crucificação e passado para ... o Enforcamento! Nós agora estaríamos a beijar cordas com nós da forca! teríamos Jesus Enforcado nas nossas Igrejas!
Ou então na altura da caça às bruxas em que estas eram queimadas na fogueira! será que iríamos beijar tochas a arder? Ter sempre uma fogueira dentro da igreja... bem ao menos deixava de ser tão fria! O fumo é que era capaz de incomodar um pouco!
Uhmm e se Jesus fosse francês e tivesse sido decapitado pela Guilhotina! Estou mesmo a imaginar as igrejas com Jesus decapitado por cima do Altar! tínhamos de ter muito cuidado quando fossemos beijar a guilhotina não fosse o padre descuidar-se e cortar-nos a língua!
Por favor não levem a mal esta mensagem... não sou contra a crença em Cristo... apenas não concordo com a forma como a praticam e sempre a praticaram! Além do mais todos são livres de acreditar no que quiserem... apenas não esperem que eu acredite no mesmo!