Intitulada "Pessoas dizem Pessoa", a iniciativa conta com a colaboração da Fundação Luso-Brasileira e integra-se no programa "Voz", que vai ser emitido várias vezes ao dia, excluindo sábados e domingos.
No âmbito do protocolo, a RTP já tinha programado sete poemas de Fernando Pessoa e heterónimos para assinalar o aniversário de nascimento do poeta (13 de Junho de 1888), tendo a Casa Fernando Pessoa contribuído com mais três, referiu a directora-adjunta de Programação da RTP.
Diogo Infante, Rogério Samora, José Pedro Gomes, Virgílio Castelo, Joana Seixas, Cristina Carvalhal, Beatriz Batarda, os fadistas Camané, Ana Moura e Cristina Branco, e Sónia Tavares e Manuela Azevedo, vocalistas dos Gift e Clã, respectivamente, são algumas das figuras que lerão os poemas do programa "Voz".
O jornalista José Alberto Carvalho e as jornalistas Ana Sousa Dias e Anabela Mota Ribeiro são outras das figuras que "darão" voz a poemas.
"Fazer um bom programa de televisão a partir da poesia" é, segundo Maria de São José Ribeiro, o objectivo do programa "Voz", que a RTP 1 transmite de segunda a sexta-feira a seguir ao Telejornal desde 21 de Março (Dia Mundial da Poesia).
Até ao momento, a RTP já transmitiu 20 poemas em língua portuguesa, de um total de 75.
Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, António Franco Alexandre e Manuel António Pina figuram na lista de 75 poemas, acrescentou à Lusa Maria de São José Ribeiro.
Alargar o conceito do programa "Voz" aos livros e ao teatro e uma das questões que está a ser estudada pela Direcção de Programação da RTP, revelou à Lusa Maria de São José Ribeiro.
Sobre o custo do programa "Voz", concebido e coordenado por Nuno Artur Silva, das Produções Fictícias, e realizado pela produtora "Até ao fim do Mundo", Maria de São José Ribeiro escusou-se a referir valores, limitando-se a acrescentar que "o valor e a qualidade do trabalho apresentado reflectem o custo do programa".