terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

... Sociedade!

Profissões: Os Engenheiros...

Durante uma conversa com um colega de trabalho, ele comentou algo que nunca tinha pensado... Estava eu a explicar o que significava o meu Nickname (WandereR) e o nome com que baptizei a minha Moto (ZuVa) (explicação está em "Slide ZuVa e WandereR") e ele diz:
"Tu deves ser engenheiro!"
Realmente sou mas fiquei um pouco espantado o porquê daquele comentário e ele explicou:
"Os engenheiros têm de ter explicação para tudo! Um arquitecto faz as coisas mas sem significado, os engenheiro tem sempre significado para o que faz."
Depois de pensar um pouco e meditar sobre o assunto, cheguei à conclusão que ele tem razão! Tudo que faço, tudo que vejo, procuro logo o significado e a explicação para as coisas e por vezes algo assombra-me enquanto não encontrar explicação para algo... mesmo que tenha sido feito por um Arquitecto!

Ele também é Engenheiro por isso é que me deu a explicação que deu!

... Tecnologia!

Blogues!

Quem já não ouviu falar de Blogues?! ou Blogs!? (Se alguém disser que não é muito estranho porque estão a ler um!)

Nos dias de hoje existem tantos blogues, qualquer pessoa tem um(1)! ou dois(2)! ou como eu tem seis(6)!

Pois é! Páginas pessoais já eram! quem no seu perfeito juízo faz uma página pessoal quando pode fazer um blogue?! (Pois eu tenho uma página pessoal mas é só para servir de apontamentos para todos os serviços Web 2.0 que tenho... sejam Blogues, ou Fóruns, ou galerias de fotografia, ou HI5, etc!)

Para partilhar conhecimentos TIC pela comunidade com especial incidência no ensino fui convidado para participar num Blogue! "Escola Digital"

Pois para ensinar os meus alunos e acompanha-los nos primeiros passos na Internet o que fiz? Fiz-lhes um Blogue! "As Bocas d@..."

Não sabendo como publicar as fotos e notícias de uma determinada turma onde todos os professores pudessem participar! Fez-se um Blogue! "Artesão Pintor de Azulejo"

Para facilitar a minha partilha de crónicas de passeios de moto por dois (2) fóruns: CBFPortugal e Viajardemoto o que resolvi fazer? Criei um Blogue! "Crónicas de um Mundo Justo e Perfeito:."

Uns tempos a trás tive uns rasgos de inspiração e escrevi uns textos... nem poemas nem histórias... umas palavras livres! Para publicar esses textos o que fiz? Criei um Blogue! (diga-se de passagem que foi o meu primeiro) "Palavra Livre"

Este Blogue que estão a ler foi um pedido de MRS2310 que queria participar comigo num projecto e a quem agradou a ideia dos Pingos de... que se resumem a mensagens curtas! Apesar de só ainda haver um(1) pingo que não é de minha autoria (havendo mais dois(2) autores convidados) criei mais este (foi o terceiro) Blogue! "Pingos de..."

E depois fazem sempre a mesma pergunta quando falo dos meus blogues: "E tens tempo para isso tudo?" à qual respondo "Não! Mas vou tentando!"

Pronto e é por estas razões que os blogues parece que param um pouco no tempo e quando aparece alguma coisa escrita são às 2 ou 3 mensagens de cada vez...

Três(3) dos Blogues têm um sistema novo, a subscrição por correio electrónico, que vem ajudar muito aqueles que não querem perder tempo a vir ler as minhas mensagens mas gostam de as receber quando escrevo. Assim todos são livres de subscreverem!

Já agora para quem se interessar e quiser acompanhar este excesso de páginas, blogues e fóruns podem consultar tudo aqui: "Página de Recursos de João Iria" eu vou actualizando conforme vou aumentando!

... Sociedade!

Consequências da nova lei do tabaco!

Nota: Sou um ex-fumador e não tenho nada contra os fumadores, estes são livres de chupar o que quiserem, à excepção do que vou referir a seguir...

Acho que foi fantástico esta proibição de fumar em locais fechados... O café onde costumo ir mais frequentemente agora está muito melhor... já se respira... embora em dias de jogos do FCPorto também já se consegue entrar lá... o que é muito mau para o negócio visto que deixou de ter tantos clientes... mas a qualidade do ar melhorou muito.

Nas escolas deixou de haver a sala de fumo, que mesmo depois de deixar de fumar, eu usava esta sala para fugir dos "olha dá-me aqui uma ajudinha neste documento..." ou "Tu que és das TIC podias ajudar-me...", agora escondo-me na sala de Informática ou na sala dos funcionários... (e com esta perdi pontos e já não consigo o excelente... talvez o titular não venha cá ler...!) Mas com isto o que passou a acontecer é que os professores vão para a porta da escola fumar... Embora alguns alunos ainda continuem a fumar nas traseiras dos pavilhões e outros sítios escondidos, alguns ainda têm o desplante de se juntarem aos professores fumadores e por vezes "cravar" um cigarro aos mesmos! Pior só se fosse mesmo os professores a cravar aos alunos!
Mesmo assim sem este sistema de partilha, seja de fumo, cigarro ou lume, é mau nos intervalos haver quase uma assembleia geral de professores à porta da escola!

Outra situação engraçada (que não tem piada nenhuma!) acontece à porta dos edifícios com os funcionários das empresas e escritórios a fumar um cigarro à porta, mas piora em muito a qualidade do ar que se respira quando se passa por eles, visto que não há o devido cuidado com quem passa no passeio a expelir o fumo ou a atirar o cigarro para o chão! Quem passa é que em de se desviar...

Quando troco as 4 rodas ou as 2 rodas pelas minhas 2 pernas e vou a pé para algum lado, porta sim porta não tenho de me desviar de alguém a fumar e tenho de ter o devido cuidado para não levar com uma ponta de cigarro nos pés! Por vezes até me questiono se os fumadores não estarão amuados por terem de fumar ao ar livre e assim estão a atacar todos que passam por eles!?

Para terminar só mais uma questão que são as beatas no chão! Pode-se ver perfeitamente quais são os locais apropriados para fumar... estes estão devidamente delineados e preenchidos pelas beatas... Não são aquelas que vão à missa mas sim as pontas de cigarros que sobram depois de se fumar. Já que se gasta tanto dinheiro a comprar e colocar dísticos a proibir o fumar também se podia investir um pouco num cinzeiro! (nem que fosse uma lata furada em cima com um pouco de água ou areia!) Daqui a nada vai-se fumar em montes de beatas!